Ia

Inteligência Artificial


Nos dias de hoje, certamente já ouviste falar sobre Inteligência Artificial, quer tenha sido na televisão, rádio ou em qualquer outro meio de comunicação social. Mas o que é Inteligência Artificial afinal?

Inteligência artificial é a ciência que compromete a sapiência humana com a engenharia, no âmbito de permitir que máquinas realizem tarefas que, quando realizadas por seres humanos, precisam do uso da inteligência. Ou seja, Inteligência Artificial passa por compreender a forma como os seres humanos pensam, de modo a elaborar modelos da inteligência como programas de computador.

Mas como é que uma máquina é capaz de adquirir, representar e manipular conhecimento?

Esta manipulação provém da capacidade de inferir novos conhecimentos a partir daqueles já assimilados e de utilizar métodos de representação para resolver problemas complexos.

O mais recente trabalho realizado nesta área foi o primeiro pivô televisivo de Inteligência Artificial do mundo. Este pivô digital foi elaborado na China e os seus movimentos e visual copiados do pivô de notícias real, Qiu Hao, de modo a que o seu aspeto fosse familiar.

Na prática, este humanóide funciona à medida que as notícias em forma de texto são enviadas para o seu sistema ininterruptamente, notícias estas que ele depois reproduzirá, acompanhadas de gestos humanos, desde movimentos da cabeça a um simples pestanejar.

A vantagem desta máquina relativamente a um ser humano é a sua capacidade de trabalhar 24 horas por dia, 365 dias por ano.