Cesiumnology junho

Alchemy Conf 2021


Na passada sexta-feira, dia 28 de maio, o parceiro institucional do CeSIUM - Subvisual - organizou a Alchemy Conf: uma conferência virtual para a comunidade de Elixir e Erlang.

Elixir é uma linguagem de programação dinâmica, funcional e concorrente que executa na máquina virtual Erlang (BEAM), desenhada para construir aplicações escaláveis e sustentáveis.

O dia começou com José Valim, criador da linguagem Elixir, a apresentar as últimas atualizações implementadas na versão mais recente de Elixir, em particular, maior facilidade na escrita de scripts, conveniências na utilização interativa e novas funções nos módulos built-in da linguagem. Além disso, esta é a primeira versão que tira partido das últimas otimizações presentes em Erlang/OTP 24, podes consultar mais em: https://elixir-lang.org/blog/2021/05/19/elixir-v1-12-0-released/.

De seguida, uma talk de Mateusz Front, co-criador da framework de Elixir Membrane, sobre videoconferências em Elixir com esta framework, mostrando como implementar a API WebRTC. Acompanha esta framework em: https://github.com/membraneframework/membrane_core.

Ainda de manhã, Marlus Saraiva, Software Engineer na Dashbit, falou de como melhorar a experiência com Phoenix Liveview usando a biblioteca de componentes Surface, podes ver a documentação desta biblioteca em: https://surface-ui.org/documentation

Da parte da tarde, Evadne Wu deu uma talk sobre os benefícios do uso de macros em Elixir, em particular, aceleração do processo de desenvolvimento e tornar este mais agradável, aprende mais sobre metaprogramming em Elixir usando macros em: https://elixir-lang.org/getting-started/meta/macros.html

Depois, Ben Smith mostrou como modelar domínios de negócio complexos com eventos, utilizando a metodologia Event Storming e, em particular, a ferramenta https://miro.com/, onde acabou por demonstrar uma integração da mesma com Elixir.

Ainda antes da última sessão, Mridanl Wadhwa - CTO na Ockam - explorou como as aplicações podem alcançar end-to-end encryption, autenticação mútua e autorização granular em fluxos de informação complexos.

A conferência terminou com uma talk de Michał Muskała sobre a ferramenta de análise estática Xref, que serve para verificar e entender as cross-references entre módulos em Erlang.

A Alchemy Conf 2021, primeira edição da mesma, juntou developers de todo o mundo, serviu para cimentar a posição da linguagem Elixir e o seu ecossistema na zona de Braga que conta com cada vez mais empresas que a usam nas suas stacks tecnológicas, assim como o Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho. É com muito entusiasmo que assistimos a este crescimento.