960x0

Revolução da Realidade Virtual e Aumentada para quando?


A tecnologia 5G veio revolucionar a maneira como os dispositivos são pensados e as grandes empresas já estão a desenvolver projetos de realidade virtual e realidade aumentada para 2020.

De certeza que já ouviste falar da realidade virtual e da realidade aumentada, mas serás capaz de distingui-las? Estas são duas tecnologias que têm crescido imenso, com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado. Embora possam ser confundidas, são tecnologias distintas e com diferentes propósitos. Na realidade virtual o utilizador é transportado para um ambiente simulado completamente diferente, sendo esta uma experiência imersiva, pois faz com que o utilizador sinta que está inserido dentro desse ambiente. Já na realidade aumentada mantém-se o foco no mundo real, mas introduzem-se objetos virtuais com os quais é possível interagir, sendo, assim, possível distinguir o real do virtual.

Os cenários de aplicação destas tecnologias são infinitos e as oportunidades para as empresas inimagináveis, desde a saúde ao marketing sensorial. Marcas conhecidas já começaram a apostar nestas tecnologias para levar os seus produtos para a ribalta. As vantagens não são exclusivamente das empresas, uma vez que os consumidores têm acesso a um serviço como nunca antes visto, obtendo informações precisas, personalizadas e em tempo real.

Esta revolução não reside na tecnologia em si, mas na sua acessibilidade, dado que apenas precisas de ter acesso a um dispositivo com GPS, uma câmara e conexão à internet. Contudo, existe um pequeno entrave que se deve ao preço dos headsets. Espera-se que brevemente se tornem acessíveis, uma vez que os fabricantes dos mesmos estão a apostar cada vez mais em dispositivos autónomos.

Embora as aplicações ainda sejam limitadas, é expectável que estas ofereçam experiências ilimitadas dentro de poucos anos, devido ao aparecimento do 5G e, uma vez que se prevê que a realidade aumentada promova o crescimento da realidade virtual.