Evolucao aplicacoes

Evolução das Aplicações Mobile


Aviso: não nos responsabilizamos por qualquer sentimento de nostalgia provocado por este artigo.

Como tópico, hoje iremos falar-vos um pouco sobre a evolução das aplicações móveis e como estas representam uma grande parte do nosso dia a dia.

A evolução das aplicações acompanhou o progresso dos telemóveis, principalmente com o surgimento dos smartphones. Desta forma, podemos afirmar que a grande diferença entre um telemóvel denominado normal e um smartphone é que este último é capaz de fazer download de aplicações, tornando assim possível que o nosso telemóvel possua várias funcionalidades.

Consequentemente quando ainda não havia smartphones, aka a grande era da Nokia, ao comprar um telemóvel a pessoa já teria a noção do que o seu novo gadget poderia fazer e o quão limitado seria. Assim sendo, as funcionalidades mais comuns passavam por efetuar chamadas, enviar SMS e jogar não muito mais que três jogos (sendo que o clássico jogo da snake estaria sempre presente). Passado uns tempos foi ainda possível tirar umas fotografias com uma magnífica câmera VGA, ouvir música e transferir ficheiros através de infravermelhos e bluetooth.

Com o surgimento dos smartphones, as aplicações móveis ganharam espaço para crescer e atualmente são inúmeras as coisas que podemos fazer num telemóvel devido ao facto do número brutal de aplicações existentes. Estas podem variar desde as famosas redes sociais onde podemos conectar-nos com quem desejamos, efetuar compras online de uma grande variedade de artigos, assistir filmes e séries, ter acesso instantâneo às notícias mais recentes e importantes, criar notas para ajudarem a organizar o nosso dia a dia, fazer um controlo da nossa saúde, até aos inúmeros jogos possíveis e imagináveis.

Apesar de já existir imensa variedade de aplicações, ainda há a necessidade de serem pensadas e criadas novas todos os dias. Esta necessidade deve-se a nós, à exigência do ser humano, como consumidor, de estar sempre à procura de uma forma mais prática e rápida de efetuar as suas ações. Uma vez que todos somos possuidores de um smartphone, muitas das soluções acabam por passar por aí.

Apesar das memórias se tornarem mais agradáveis com o tempo, não há como negar que neste momento o smartphone é uma parte indispensável do nosso dia a dia, sendo das ações mais comuns observar alguém no seu dispositivo a utilizar uma aplicação. Ainda que pareça tudo tão simples, visto de fora, foi necessário um grande salto na tecnologia para termos a possibilidade de utilizar estas ferramentas que nos facilitam tanto a vida e nos trazem diversão com um simples toque.