5g

5G - O Futuro


Já ouviste falar da revolução que está prestes a acontecer no mundo da tecnologia? Se achavas que todas as tecnologias que vês nos filmes não passam de ficção prepara-te porque vais ficar surpreendido.

As comunicações móveis iniciaram-se há algumas décadas contudo tem-se testemunhado uma evolução gradual. Com o intuito de proporcionar uma melhor experiência e mais serviços aos utilizadores vários especialistas dedicam-se ao desenvolvimento das redes 5G. Estas redes serão implementadas de modo a tornar as comunicações mais seguras e rápidas. Pretende-se que sejam acessíveis ao maior número de utilizadores possível permitindo um número astronómico de dispositivos ligados à internet. Dado que diversas áreas, desde a saúde à indústria, serão impulsionadas espera-se que o 5G revolucione o mundo.

Uma das promessas mais marcante do 5G é a velocidade com que terás acesso à informação, que será na ordem dos gigabytes por segundo. Se antes com o 3G eras capaz de descarregar um filme em 26 horas, e agora consegues fazê-lo em 6 minutos, já imaginaste o que será em 3 segundos? Além disso podes esperar por tempos de resposta muito mais rápidos ao ponto de executar uma tarefa ser mais rápido do que um abrir e fechar de olhos. Antecipa-se também que estas redes irão suportar o streaming de vídeos Ultra-High-Definition possibilitando uma elevada qualidade de experiência.

Se a realidade aumentada e a realidade virtual te fascinam prepara-te porque irão surgir variadas aplicações criando ambientes cada vez mais envolventes. És fã de futebol? Se queres assistir a um dos jogos da tua equipa numa das competições europeias mas não tens a oportunidade de ir ao estádio, irás ter essa experiência sem saíres da tua sala através de uns óculos de realidade virtual.

O 5G irá permitir revolucionar o conceito de Internet of Things, desde carros completamente autónomos, passando por robots cirurgiões, até equipamentos eletrodomésticos com acesso à internet. Desta forma, estas redes serão a base do desenvolvimento das Smart Cities bem como da automatização das indústrias e agricultura.

Este momento marca o começo da implementação desta nova tecnologia, sendo um dos temas mais badalados nas conferências informáticas. É então expectável que dentro de alguns anos o 5G seja a norma e a qualidade de vida dos seus utilizadores melhore substancialmente.